A Vitrine de Sua Loja

Dicas de Decoração de Vitrines

Não importa se sua loja é de grande ou pequeno porte, a função da vitrine é a mesma para ambas: atrair o cliente e gerar vendas. Portanto a vitrine deve ser limpa, clara, objetiva, bonita, com boa iluminação, cores adequadas, quantidade e variedade de produtos no limite certo, e, com um toque criativo e personalizado, para destacar o seu produto e o seu estabelecimento entre os concorrentes. Parece difícil e trabalhoso. Mas é questão de habilidade.

Existem profissionais na área, mas se você não pode contratar um, aprenda através de leitura de textos em livros, revistas e sites. Deixando fluir a criatividade, você mesmo pode fazer da sua vitrine algo mais que especial.


Organização do espaço, ilunuminação e anúncios
objetivos
:

Imagine que você é o cliente e coloque os produtos mais vendidos no ponto visual primário da vitrine. Organize os produtos por cores formando um degradê e não aleatoriamente. Exemplo: sapatos marrons, beges, marfins todos próximos. Para dar idéia de composição, coloque também as bolsas e cintos juntos. Você venderá o sapato e o cliente também levará a bolsa e outros ítens, porque você mostrou como ficam bem juntos. Lembre-se que tudo deve ser planejado com com bom senso.

Não abarrote suas vitrines; mostrar que tem um estoque enorme não aumenta suas vendas.  Procure colocar todos os modelos, mas não todos os produtos. Segundo Maurício Queiroz, arquiteto de várias lojas de luxo, dentro e fora do Brasil, poucos objetos em exposição, iluminação focada, vitrines praticamente sem produtos, e brilho... muito brilho. Essa é a concepção das lojas de luxo, em que a palavra chave é sempre exclusividade.

A iluminação é um foco muito importante. O uso de leds na iluminação decorativa produz grande efeito e economia de energia.

Se couber no espaço de sua loja, o uso de poltronas, pufs, quadros e plantas é muito elegante e acolhedor para o cliente. Além de servir cafezinhos, água e sucos, o que agrega valor ao espaço. No mais, roupas bem dobradas, araras com poucas peças (dá sensação de exclusividade), roupas penduradas em cabides de alumínio, metal, acrílico ou madeira nobre; estes são mais chiques. Não use os de plástico e de madeira comum, por serem muito simples.

Fundamental: funcionários bem treinados para um atendimento eficiente. Simpatia, cordialidade e atenção ao cliente.

Fonte / Inspiração: Mega Polo Modas