Combinando a gravata...

A gravata é um acessório clássico que confere estilo e elegância ao vestuário masculino. Os tecidos, cores e padrões variam. Portanto sua escolha exige bom senso estético.



As regras de combinar a gravata podem começar com a escolha das camisas:

  • Camisa branca ou clara
    Aceitam qualquer tom ou desenho de gravata mais escuro que a camisa, especialmente quando usadas com traje escuro.
  • Camisa azul
    Tonalidade neutra e fria aceita qualquer combinação com a gravata. Tons de azul, verde, castanhos, acinzentados e bordô funcionam bem.
  • Camisa colorida
    Gravatas lisas no tom ou com estampado que repita a cor. Contrastes radicais só para experts.
  • Camisa cinza
    Aposte nas gravatas sempre mais escuras que a camisa. Podem ter tom sobre tom, estampas ou lisas em tons de bege, castanhos, azulados, vermelhos escuro, marinhos ou pretos.
    O cinza aceita cores vivas em tramas ou desenhos mais elaborados (amarelo, mostarda, tangerina, violeta, vermelho fosco).
  • Camisa bege
    Gravatas em tonalidades próximas, lisas ou estampadas em cinza, tons de azul, verdes de qualquer família e rosados.
  • Camisa escura
    Gravatas e trajes mais escuros que a camisa. A gravata pode ser lisa, texturizada ou com micro estampas em fundo escuro. Camisa preta combina com gravata preta, marinho ou marrom escuro, nunca mais clara que a camisa.
  • Camisas estampadas
    Camisas xadrez, listrada ou com micro estampas podem ser usadas com gravatas em ambientes informais. Repita na gravata as cores da estampa da camisa para criar uma unidade nos tons.


  • Evite:

    -Não compre gravata de nó pronto: Aquelas gravatas com zíper podem parecer muito práticas, mas você não tem como ajustar a altura delas, elas estragam facilmente, e simplesmente não causam o mesmo efeito. Da mesma forma, não guarde a gravata sem desfazer o nó.

    -Não use prendedor de gravatas: Está fora de moda! Mas você pode usar, se desejar muito; neste caso, prenda-o 20cm acima da ponta da gravata, e não deixe de prender na camisa também.

    -Não use colarinhos apertados: Ideal usar com uma certa folga. Você pensa que a gravata está apertada, mas é o colarinho!


    Para conservar sua gravata, guarde-a pendurada e aberta; sem nó.

    Fotos: Reprodução
    Fonte: site Moda para usar