Vitrine - Inspirações primavera / verão

Após as liquidações de inverno, que já estão acontecendo desde o início deste mês de julho, as vitrines estarão renovadas para a nova estação. Observando a moda e a cartela variada de cores, lançadas nos desfiles dos maiores eventos nacionais, Fashion Rio e São Paulo Fashion Week, o lojista antenado se antecipa em busca de referências para a decoração de sua loja.

Pode-se buscar inspiração nos grandes desfiles da temporada...
(Fotos reprodução: Sobreposição com transparência do desfile da grife Virzi...
Florais suaves e multicoloridos de Graça Otonni.)

Quando se fala em primavera e verão, nossa mente intuitivamente já cria cenários coloridos e atraentes. (Este verão será multicor: dos tons sóbrios e neutros aos mais ofuscantes e intensos.) A adequação das cores para a vitrine, deve vir junto com as peças que serão expostas.

Como já falamos aqui sobre marketing sensorial... Já que o apelo pela natureza sempre atrai, e os tecidos florais (entre outras estamparias) estarão no vestuário, que tal ornamentar a vitrine com flores, por exemplo, criando cenários que transportam o cliente para verdadeiros jardins? E pra completar, que tal um aroma de lavanda pelo ambiente?

Observando as sobreposições de transparências que apareceram nos desfiles como fonte de ideias, pode-se usar tecidos esvoaçantes, leves e transparentes para criar cenários frescos, que lembrem o céu e brisas do mar. (Baixo custo com a utilização do tule, por exemplo.)

O amarelo solar, os laranjas e os tons fluorescentes que estarão presentes na moda da próxima estação, também estão aí para fluírem através da criatividade na hora da decoração. Além de propostas como a influência dos anos 80, da moda étnica e de outras mais...


"Conhecer o público alvo e as características de seu negócio, ajudam na construção de uma vitrine eficiente."

Já falamos algumas vezes, sobre o básico de uma vitrine atrativa e eficiente, e uma das vantagens desta mídia é o baixo custo em relação a outras formas de marketing e o fato de que se algo não funcionar, é só fazer alterações.

Recomendo leituras, observação, conhecimento do seu negócio, criatividade e até assessoria profissional, quando necessário.

Não sou especialista no assunto, mas em qualquer área do conhecimento humano, o primeiro passo é a busca por inspiração. Assim como acontece nas Artes e nas Ciências, o Vitrinismo também busca referências em tudo o que acontece no cotidiano, dentro do meio sociocultural.

Limara Lis
V Vitrine